EnglishEspañolPortuguês

ETERNIZADO

Cidade inaugura estátua para homenagear porco que pulou cerca para fugir de matadouro

O famoso porco Francis escapou de um matadouro em julho de 1990.

1 de setembro de 2025
Fakiha Baig
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Fakiha Baig/The Canadian Press

Um porco que pulou uma cerca alta e escapou de seu destino mortal em um matadouro há mais de três décadas capturou a imaginação do público mais uma vez na sexta-feira (29/08), após a inauguração de uma estátua em homenagem a ele.

Moradores se reuniram em um parque em Red Deer, Alberta, no Canadá, para observar e tirar fotos da estátua de bronze em tamanho real de Francis, o porco, saltando sobre uma cerca coberta de margaridas durante uma cerimônia de inauguração no parque Central Spray & Play da cidade.

Francis escapou em julho de 1990 ao pular a cerca de 1,2 metro de altura de um matadouro no centro de Red Deer. Ele também evitou três tentativas de captura ao longo de cinco meses antes que um caçador finalmente o capturasse usando um tranquilizante.

Os moradores estavam preocupados que Francis não sobrevivesse ao inverno e acharam melhor envolver um caçador.

Embora o porco de 108 quilos tenha evitado a morte com sucesso quando uma fazenda o acolheu após sua captura, Francis morreu três dias depois de uma infecção na bexiga causada pelo tranquilizante.

“Enquanto estava foragido, seu mistério capturou a imaginação de todos”, disse Colleen Sharpe, porta-voz do departamento de desenvolvimento comunitário da cidade de Red Deer, no parque na sexta-feira. “Todo mundo ama um rebelde, certo?”

Alunos inspirados pelo suíno

Sharpe disse que os alunos escreviam cartas sobre as lições de vida que poderiam ser aprendidas com o porco especial que se salvou. E, em uma época anterior às redes sociais, as pessoas gritavam de alegria quando a notícia sobre o avistamento mais recente do animal era publicada no jornal local.

A busca pelo porco também capturou a atenção internacional, com bandas de música, incluindo uma em Edmonton, escrevendo e cantando sobre “o porco amante da liberdade de Red Deer, Alberta”, afirmou Sharpe.

Sharpe disse que recentemente descobriu que há uma food truck vegetariana em Minneapolis batizada em homenagem ao porco.

Há também uma cervejaria em Red Deer que serve uma “Pesky Pig Pale Ale” (Cerveja Pale Ale do Porco Incômodo) em homenagem a Francis, seu mascote é exibido em desfiles e camisetas com o rosto de Francis são vendidas em um museu local.

“É incrível que, 35 anos depois, a história ainda sobreviva”, declarou Sharpe.

Primeira estátua construída em 1998

Sharpe disse que uma estátua construída pelo renomado escultor Danek Mozdzenski, de Edmonton, foi erguida na cidade em 1998.

Mas em 2023, depois que alguém encontrou cortes perto de seus pés, como se um ladrão estivesse se preparando para roubá-la naquela noite, ela foi removida e devolvida a Mozdzenski para melhorias, disse ela.

“Hoje foi sobre trazer Francis de volta com uma base nova, maior, melhor e mais elaborada, em um novo local também”, disse Sharpe.

Mozdzenski disse que estava se sentindo feliz e se divertindo muito na sexta-feira durante a inauguração. Ele explicou que a estátua de Francis mostra o porco no tamanho e forma reais que ele teria após vagar por meses na natureza, magro e menor do que um porco macho médio de sua idade pronto para ser morto.

Para a nova estátua, ele construiu uma cerca viva e margaridas abaixo dos pés de Francis para dar uma base mais sólida.

“Francis foi um animal que tomou uma grande iniciativa, algo que atribuímos principalmente aos humanos”, disse o artista, que é o autor de várias esculturas de bronze em todo o Canadá, incluindo uma de Winston Churchill em Calgary e de Lester Pearson em Ottawa. “Francis se lançou em algo que fez toda a diferença.”

“Ele arriscou tudo contra todas as probabilidades e conseguiu. Todo mundo encontra valor em sua história. Precisamos de sua história nos dias de hoje”, finalizou o artista.

Traduzido de CBC.

    Você viu?

    Ir para o topo