EnglishEspañolPortuguês

MAUS-TRATOS

Cidade espanhola explora renas em desfile de natal extremamente barulhento e estressante

21 de dezembro de 2025
Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: arquivo de desfile com renas. | La Región

O (ab)uso de animais em eventos festivos é uma contradição ética inaceitável. Celebrações que deveriam promover alegria e amor não podem ter como base o sofrimento e o maltrato de seres sencientes, como aconteceu ontem à noite (20/12) com as renas no desfile natalino de Ourense, cidade na Galícia (Espanha). O evento foi financiado com recursos públicos, ignorando a evolução moral da sociedade.

Essas apresentações em espaços urbanos barulhentos, superlotados, gritos e iluminados de forma agressiva, contenção forçada são ambientes absolutamente incompatíveis com as necessidades físicas e emocionais de espécies selvagens como as renas e causam profundo stress e trauma.

Foto: Reproduçao/ Diario de Galicia

Além do dano físico e psicológico imediato, a normalização desse tipo de evento educa que vidas valem pouco ou nada.

Alternativas criativas e tecnológicas existem em abundância, provando que a tradição não é desculpa para a estagnação. Uma petição foi criada para banir o uso de animais em celebrações natalinas em todo o território espanhol. A iniciativa propõe alternativas plenamente viáveis, como desfiles artísticos, performances teatrais e até modelos animatrônicos, já utilizados com sucesso em diversas partes do mundo sem causar sofrimento.

Exigir o fim da presença de animais em comemorações humanas é um passo necessário para construir uma sociedade genuinamente ética.

Assine a petição aqui.

Veja o vídeo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por ANDA News (@andanews)

    Você viu?

    Ir para o topo