Por Helena Barradas Sá (da Redação)
O terreno que a prefeitura de Ontón, na Espanha, disponibilizará para construção de um abrigo de animais abandonados tem cerca de 10 mil m².
Em entrevista a um jornal local, o prefeito de Ontón, Javier Gil, destacou a importância da cessão do terreno para esse fim, já que ações como essa geram benefícios para a comunidade. O prefeito ainda afirmou que o terreno está afastado do núcleo urbano, sem casas próximas, apenas uma fazenda onde os donos criam gado e possuem vários estábulos. As informações são do Mucho Castro.
Logo que toda a documentação esteja pronta, a Prefeitura assinará a doação do terreno.
Várias cidades vizinhas aprovam o abrigo em Ontón, que, inicialmente, teria capacidade para receber 40 cachorros e 150 gatos, podendo ser ampliado no futuro.
Será feito um acordo entre as prefeituras das cidades beneficiadas pelo abrigo a fim de que haja uma contribuição proporcional para sustento e manutenção das instalações do abrigo. Também será feito um convênio individual com a associação protetora que se beneficiará com o espaço.
Na licitação, estará incluída a construção do refúgio para os animais, com um orçamento de 85 mil euros. A Secretaria de Gado, Pesca e Desenvolvimento Rural mostrou-se a favor e disposta a colaborar para alcançar o sucesso da iniciativa.