EnglishEspañolPortuguês

Cidade do Acre tem 8 mil cães abandonados nas ruas

3 de março de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Número de cães que vivem nas ruas de Cruzeiro do Sul preocupa (Foto: Francisco Rocha/G1)

Ao menos 18 mil cães vagam pelas ruas de Cruzeiro do Sul (AC), segundo levantamento feito  pelo Centro de Zoonoses do município. A falta de um local para abrigar os animais tem sido uma reclamação constante da população.

O Ministério Público do Estado proibiu a pratica da eutanásia no estado. A determinação é que os animais sejam resgatados e se, em um prazo de 72 horas, o tutor não aparecer, o animal é castrado, vacinado e colocado para adoção. O problema é que, de acordo com o coordenador do Centro de Zoonoses, Arison Geraldo Rosas, não havendo interessado, o animal é solto novamente na rua.

Segundo ele, o município não tem condições de manter os animais com alimentação. Toda semana são mais de 20 resgatados. Na opinião do coordenador, a solução mais viável para reduzir a quantidade de animais soltos nas ruas, seria as pessoas buscarem o Centro de Zoonoses para fazer adoção.

A Ação Civil Publica que impede que os animais sejam mortos foi feita pelo promotor do Meio Ambiente, Leonardo Honorato. O novo promotor, Wendy Takao Hamano que assumiu o cargo, disse que a intenção do Ministério Publico é evitar que os animais sejam assassinados, no entanto a população pode colaborar fazendo adoção.

Para ele, a castração é ainda a alternativa mais viável para evitar que o número de cães soltos continue aumentando.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo