Por Raquel Soldera (da Redação)
O Conselho Deliberativo de Zarate, na Argentina, ouviu o pedido dos cidadãos e aprovou nesta semana, por 16 votos a 2, o fim de circos com animais na cidade.
Depois de o circo Kroner se instalar na cidade e agredir integrantes da organização AnimaNaturalis (leia notícia publicada na ANDA aqui), ativistas e líderes locais começaram a impulsionar um decreto para proibir circos com animais.
Zarate agora se une a outras cidades, províncias e países que tomaram uma posição contra a crueldade com animais e entenderam a influência desse tipo de espetáculo com a educação e a ética dos cidadãos, incentivando atrações circenses que promovem o desenvolvimento artístico, e não a exploração de animais.
Os circos representam a prisão de animais, onde as crianças os veem como se fossem objetos, obrigados a realizar atividades que não fazem parte da sua natureza, e que só realizam devido às privações e subjugação.
Apesar de termos ainda um longo caminho a percorrer, acreditamos que esse é mais um passo para que todas as cidades se conscientizem da crueldade existente nos circos, e finalmente declarem-se livres de espetáculos baseados na exploração e no sofrimento dos animais.
Com informações de AnimaNaturalis