Cerca de 30 filhotes de tartarugas-marinhas, da espécie Oliva, foram encontrados na Rodovia Inácio Barbosa, na Região do Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju, na manhã deste domingo (30).
Quem encontrou foi o ciclista Márcio Monte Alegre e o sobrinho dele. Os dois levantaram cedo para pedalar e se depararam com o filhotes atravessando a via. Largaram as bicicletas, juntaram os animais e levaram para o mar.
“Alguns acabaram morrendo, mas a gente conseguiu salvar boa parte deles. Levamos para perto do mar e agora a natureza se encarrega de fazer o resto”, contou Márcio.
O monitoramento de ninhos de tartarugas em Sergipe é feito pelo Projeto Tamar, que desenvolve ações de preservação e de recuperação desses animais.
O biólogo Fábio Lira, que trabalha no Tamar, explicou que a atitude adotada pelos ciclistas foi a mais correta naquele momento, mas orienta que os técnicos do Tamar devem ser acionados, principalmente quando foram encontrados animais debilitados. “Não era o caso desses filhotes. Eles estavam aparentemente muito bem”, explicou o biólogo.
Ele ainda completou que os filhotes estavam na rodovia por conta da iluminação dos postes. “Estamos tentando parcerias com órgãos públicos para reforçar o monitoramento de praias em Sergipe para evitar que situações como esta continuem acontecendo. O filhotes aos saírem dos ninhos são guiados para o mar pela luz solar, mas acabam sendo ‘enganados’ pela iluminação artificial dos postes o que coloca eles em situação de perigo”, detalhou Fábio Lira.
O contato disponibilizado pelo Projeto Tamar é o (79) 3243-3214.
Fonte: G1