Estudiosos de pandas na base de criação de Wolong na Província de Sichuan, sudoeste da China, planejam soltar este ano mais seis pandas em um ambiente semi-selvagem, a fim de ajudar mais pandas gigantes criados em cativeiro a voltar à natureza.
O ato visa expandir um programa de treinamento de pandas gigantes que se provou eficaz com a panda fêmea Cao Cao e seu filhote, Tao Tao, o primeiro caso de parto de um panda criado em cativeiro em ambiente muito similar ao natural, disse Huang Yan, zoólogo e chefe da base de treinamento selvagem de Wuhan.
Cao Cao foi solta em um ambiente semi-selvagem na Reserva Natural de Wolong durante sua gravidez em julho de 2010. Um mês mais tarde, ela deu à luz o filhote masculino.
Em fevereiro, a mãe e o filhote foram transferidos para uma base de treinamento bem maior em Wolong. Embora sua nova casa ainda tenha grades, ela é rica em vegetação e quase igual à natureza.
Os pandas viverão lá até que o jovem panda tenha dois anos e meio, no início de 2013, afirmou Huang. Tao Tao será então solto nas montanhas selvagens.
Os criadores de pandas vão parar de alimentar os pandas no final do ano e deixarão que eles procurem a própria comida.
Na próxima fase do treinamento, no entanto, trabalhadores usarão as vozes e cheiros de inimigos naturais dos pandas, como leopardos, para fortalecer a vigilância dos animais e aumentar suas chances de sobrevivência na natureza.
O plano chinês, que começou em 2003, espera salvar a espécie ameaçada liberando pandas criados em cativeiro na natureza.
A maioria dos pandas gigantes em cativeiro não são bons procriadores. Apenas 24% das fêmeas em cativeiro dão à luz, apresentando uma séria ameaça ao repovoamento.
Fonte: Cri Online