EnglishEspañolPortuguês

RECOMEÇO

Chimpanzés usados em testes de laboratório finalmente são transferidos para novo santuário

A mudança só foi possível graças à pressão de ONGs de direitos animais, que lutaram para que os animais fossem enviados a um santuário.

19 de abril de 2025
Paul Healey
2 min. de leitura
A-
A+
Chimpanzé Al em seu novo lar. Foto: Humane World for Animals

Os cinco chimpanzés eram mantidos no Alamogordo Primate Facility, no Novo México (EUA), onde foram usados em pesquisas biomédicas dolorosas. Agora, eles foram transferidos com sucesso para o Chimp Haven, um santuário florestal de cerca de 80 hectares na Louisiana. Como maior santuário de chimpanzés do mundo, o local é especializado em oferecer um ambiente natural e enriquecedor para primatas anteriormente usados em pesquisas biomédicas.

Essa segunda chance de vida veio após anos de campanhas e esforços legais de organizações de proteção animal, que lutaram para que chimpanzés de laboratório fossem legalmente aposentados em santuários. A campanha culminou em uma vitória jurídica no final do ano passado, quando os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) anunciaram que revertiam sua posição anterior – que exigia que os chimpanzés permanecessem no laboratório – e os enviaram para o Chimp Haven.

Isso permitiu que dez chimpanzés chegassem ao santuário no início deste ano, com os cinco restantes sendo transferidos com sucesso este mês.

Liberdade e dignidade finalmente conquistadas

“Após anos de advocacy incansável, estamos emocionados em ver esses chimpanzés finalmente abraçarem a liberdade e a dignidade que lhes foram negadas por tanto tempo”, disse Kathleen Conlee, vice-presidente de questões de pesquisa animal da Humane World for Animals, uma das grupos que trabalhou na ação judicial vitoriosa.

De acordo com o santuário, o primeiro grupo de chimpanzés já está se adaptando bem e estabelecendo papéis no grupo, incluindo o “travesso” Kamaka, o “calmo e descolado” Al e a Nickel, com “temperamento de avó”.

Em vez de serem mantidos em um laboratório artificial, os chimpanzés no Chimp Haven poderão exibir comportamentos típicos de sua espécie e formar laços sociais em um habitat significativamente mais natural.

“Sua chegada ao Chimp Haven é mais do que uma vitória para eles – é a prova de que dedicação e perseverança inabaláveis podem criar um futuro onde todos os animais sejam tratados com a compaixão que merecem”, acrescentou Conlee.

Fim dos testes em chimpanzés nos EUA

Nos EUA, chimpanzés não são usados em pesquisas patrocinadas pelo governo federal desde 2015, em parte devido à mudança no status legal da espécie na Lei de Espécies Ameaçadas, junto com avanços científicos que não dependem de animais.

Nesta semana, um futuro sem testes em animais deu um passo importante: a FDA (agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA) anunciou um plano “inovador” para eliminar gradualmente o uso de animais em testes de medicamentos.

Traduzido de Species Unite

    Você viu?

    Ir para o topo