Um problema crescente em todo mundo é a caça e contrabando de animais selvagens, principalmente quando se trata de animais exóticos e populares. Os chimpanzés do Congo e de toda a África são um dos principais alvos dessa prática criminosa. Para se ter uma ideia, nas últimas décadas, a população de chimpanzés no continente africano diminuiu 80%.
Situações de animais órfãos e feridos infelizmente se tornaram cotidianas na região do Congo. Em uma delas, uma filhote de chimpanzé teve sua mãe sequestrada e acabou sozinha. Um homem acabou a acolhendo, mas não fornecia sequer uma alimentação adequada para a pequena.
Equipes de resgate foram contatadas para salvar a coitada que prontamente atenderam ao chamado. Se eles demorassem mais alguns dias, poderiam encontrar a chimpanzé sem vida. Ela estava muito debilitada, desnutrida e desidratada, além de ter marcas de corrente em seu pescoço.
Um de seus heróis, Itsaso Velez, esclareceu que a pequena foi encontrada morando em uma aldeia ao norte do país, bem perto do local onde foi mantida como animal doméstico, em cativeiro, no Parque Nacional da Garamba.
A chimpanzé foi nomeada Mado e se mostrou muito grata pela ajuda que recebeu. Olhava para a equipe e os abraçava carinhosamente.
Agora Mado está em um centro de reabilitação de macacos em Lwiro, Congo. Lá, ela está recebendo todos os cuidados necessários e viverá em um ambiente adequado e seguro contra a caça.