EnglishEspañolPortuguês

CELEBRAR A VIDA

Chimpanzé Bubbles, que era tutelado por Michel Jackson, ganha festa de aniversário de 40 anos em santuário

30 de abril de 2023
Vivian Guilhem | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Bubbles em festa de aniversário – Divulgação / centerforgreatapes.org

Todos gostamos de celebrar a vida, incluindo os animais. O chimpanzé Bubbles, que foi tutelado por Michael Jackson, completou 40 anos de idade nesta semana, recebendo uma festa de aniversário especial em sua atual residência, o Projeto GAP  (Centro para Grandes Primatas) da Flórida, nos Estados Unidos.

Sendo um morador notório, ele ganhou uma festinha com direito a bolo de banana e docinhos, que no caso, foram mirtilos, além de um banner temático com bolhas e uma piscina de espuma, que referenciam o significado de seu nome na língua inglesa. Um fã clube do Rei do Pop ainda o presenteou com um edredom contendo diversas fotografias do chimpanzé estampado.

O animal foi adotado ainda filhote pelo cantor em 1983 e viveu por 20 anos com ele, sendo inclusive levado em viagens e residindo no rancho de Neverland, tendo um berço especial. Contudo, em 2003, seu tamanho e comportamento tornaram-se incompatíveis para ser um animal doméstico, sendo passado para os cuidados de um tratador na Califórnia.

Foto: The Center for Great Apes/Divulgação

Nos dias atuais

Hoje em dia, Bubbles pesa cerca de 83 quilos e mede 1,5 metro de altura, como informou o New York Post, convivendo com outros 43 chipanzés presentes no santuário. Quem acredita que ele esqueceu do passado, se engana; em 2010, a polêmica irmã de MichaelLaToya Jackson, visitou Bubbles para filmar um documentário no ano seguinte a morte do cantor. De acordo com funcionários do santuário, Bubbles não parava de olhar para a moça, chegando a se sentar do lado dela, longe de manifestar qualquer comportamento hostil.

Projeto GAP no Brasil

O Centro de Reabilitação de Primatas do Instituto GAP, localizado em Sorocaba, interior de São Paulo, é uma das principais iniciativas do projeto no Brasil. Parceiro da ANDA, o centro abriga primatas que foram resgatados de situações de maus-tratos, tráfico e exploração, oferecendo-lhes cuidados veterinários e um ambiente adequado para sua recuperação e reabilitação.

Além disso, o projeto GAP desenvolve ações de educação ambiental, visando sensibilizar a sociedade sobre a importância da proteção dos grandes primatas e do meio ambiente como um todo.

 

Com informações de: AH

    Você viu?

    Ir para o topo