Um filhote de chihuahua chamado Niblett pesa pouco mais de um quilo e sofre de hidrocefalia. Devido à sua condição, qualquer pequeno incidente é uma ameaça à vida do cãozinho, mas cientistas da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, acharam uma maneira de mantê-lo a salvo.
Quando soube de sua história, a Humane Educational Society (HES) ficou desesperada para ajudar Niblett, até que ONG pelos direitos animais relatou no Facebook que uma solução especial estava sendo desenvolvida. Felizmente, a oficial de bem-estar animal da HES, Dra. Samantha Blair, tinha contatos na Universidade do Tennessee em Chattanooga (UTC) que poderiam ajudar.
Depois de algumas conversas, eles concluíram que uma maneira de proteger Niblett seria criando um mini capacete para ele. “O Dr. Elliott disse: ‘Sim, podemos fazer isso’, o que foi incrível – porque sem este capacete, este cachorro não seria capaz de viver. Quero dizer, isso é necessário para que ele possa crescer e continuar a ter uma boa vida”, contou a Dra. Blair em uma declaração da UTC sobre sua conversa com o Dr. Elliott, professor da Escola de Engenharia e Ciência da Computação da UTC.
O Dr. Elliot entrou em contato com um aluno recém-formado que tinha um conhecimento especial sobre impressão 3D.
Depois de várias medições e testes, os cientistas se encontraram com Niblett para dar ao filhote de 10 semanas sua proteção para a cabeça. “Foi muito legal vê-lo andando por aí com isso e saber que parece que pelo menos uma das nossas soluções vai ajudá-lo em sua jornada,” declarou Elliott.