Se, quando você chega, seu cão fica todo feliz e começa a abanar o rabo, é porque, provavelmente, gosta do seu cheiro. O odor do tutor funciona como um perfume no cérebro do animal, o que provoca uma resposta emocional instintiva, segundo pesquisa feita por cientistas da Universidade de Emory, em Atlanta. As informações são do Daily Mail.
O cheiro age sobre uma parte do cérebro canino associada à recompensa. “Embora esperemos que os cães sejam altamente sintonizados com o cheiro de outros cães, parece que a ‘resposta de recompensa’ é reservada para os seres humanos”, disse o pesquisador Gregory Berns.
Quando os seres humanos sentem o perfume de alguém que amam, podem ter uma reação imediata, emocional, que não é necessariamente cognitiva. O mesmo processo acontece com os cães, disse Berns. No entanto, como o olfato é um sentido mais forte nos animais, a reação também é. As respostas cerebrais dos cachorros acontecem até mesmo quando os tutores não estão presentes, de acordo com o estudo.
A pesquisa envolveu 12 cães de raças diferentes que foram expostos a aromas enquanto tiveram as reações cerebrais examinadas. As amostras de perfume foram colhidas dos próprios tutores, de estranhos e de outros cachorros, e apresentadas sem a presença física dos humanos ou animais. Todos os aromas produziram respostas similares nos cérebros caninos, e as reações foram mais fortes com os aromas de pessoas familiares. O cheiro de cães familiares ficaram em segundo lugar.
Fonte: Terra Notícias