Para muitas pessoas parece impossível imaginar o jantar da noite de Natal sem os ingredientes tradicionais: peru, tender ou bacalhau. Porém, segundo o chef Mauro Sousa, é possível criar refeições diferenciadas e saborosas sem ingredientes de origem animal, somente à base de soja, grãos, nozes, legumes e frutas.
O especialista, que é do Ceará, elaborou um cardápio especial. Ele sugere mix de folhas e palmito recheado com figos, manga e pepino para a entrada. O prato principal inclui medalhão de soja com cogumelos e tofu grelhado. Para finalizar, ele lista sashimi de frutas com coulis de frutas vermelhas e creme pâtissière produzido com leite de coco. “Vegano não passa fome nem se alimenta mal”, reforça.
Os vegetarianos ou veganos eliminam de seu cardápio o consumo de carne. Mas os adeptos do segundo grupo excluem também qualquer produto de origem animal: laticínios e ovos, por exemplo. “Um dos benefícios da dieta vegana é uma ingestão menor de agrotóxicos, pois eles se acumulam na gordura animal”, explica a nutricionista Melissa Suarez, que atua na área clínica com enfoque para o vegetarianismo e alimentação viva.
Segundo ela, não há riscos para a saúde em não comer carne. “É permitido consumir todos os alimentos que são provenientes da terra. Não existe risco à saúde desde que seja uma dieta equilibrada, o que requer dedicação e disciplina, pois culturalmente nos alimentamos com uma dieta baseada em produtos animais”, destaca a especialista.
A ceia de Natal vegana foi preparada em porção individual e custa até R$ 20.
Abaixo, confira a receita detalhada.
Com informações do G1.