Por Robson Fernando de Souza (da Redação)
Uma charge publicada no último sábado no jornal Mogi News, de Mogi das Cruzes (SP), revoltou defensores dos animais. Nela, um menino come, sem saber, a carne do cachorro que tutelava, preparada pela mãe. O desenho foi considerado uma apologia ao assassinato de cães e ao consumo da carne desse animal.
Na imagem, o menino pobre fala: “Mãe, fazia tempo que a gente não comia carne, né? Vou até separar os ossinhos e dar pro cachorro!”, sendo respondido pela mãe preocupada: “Cachorro?”. A mãe tinha matado o cão da casa e preparado carne com ele.
Charges envolvendo carne de forma acrítica geralmente são de mau gosto por fazer apologia ao consumo de animais. E no caso da charge do Mogi News, o contexto de fatos é um agravante, visto que os defensores animais de todo o Brasil estão mobilizados contra o prefeito de Santa Cruz do Arari (PA), acusado de pagar R$5 por cão capturado nas ruas com o fim de exterminar a população canina abandonada do município.
A charge vem inclusive sendo interpretada como uma apologia para que moradores de comunidades pobres matem seus cães para terem a “oportunidade” de comer carne.
Protestos contra a charge podem ser enviados ao fale-conosco do site do Mogi News.