No início da noite de anteontem, um vizinho avisou Ana Lúcia que os gatos estavam agonizando após ingerirem algum tipo de veneno. Chamado ao local, o veterinário Herbert Freire de Oliveira, constatou um possível envenenamento por chumbinho. “Não posso afirmar, mas é bem provável que os animais tenham sido envenenados com chumbinho” disse o médico. Oliveira ainda alerta que mesmo com a venda proibida é possível encontrar lojas que vendem o veneno.
Desesperada, Ana Lúcia procurou a ABA (Amigos Barretenses dos Animais) e foi orientada pela presidente da associação, Claudia Guimarães, a registrar um boletim de ocorrência. O delegado plantonista na noite do crime, Dr. Edson Winning, esteve no local e registrou o caso como crueldade contra animais. “Para mim a pessoa que envenena animais é um psicopata e deveria ser preso” comentou. O delegado ainda expõe que casos como este representam riscos à coletividade, pois em algum momento pessoas pode ser envenenadas e até morrerem.
Um dos vizinhos que também ajudava na alimentação dos gatos disse que a casa está fechada há quatro anos e que já procurou a Vigilância Sanitária para que eles recolhessem os animais, no entanto nada foi feito.
O delegado pede para que quem tiver informações sobre o caso ou souber de outras situações que envolvam crueldade contra animais denuncie. O caso será investigado pelo 1°DP.
Abandono
A professora aposentada Regina Hanazaki está preocupada com dois cachorros que estariam abandonados em uma casa na Rua 30, no bairro Fortaleza. Uma vizinha da casa onde estão os dois cachorros disse que o proprietário da casa está viajando e que uma pessoa vai tratar dos animais sempre à noite. “Ele já tentou doar os animais, mais o Pitbull é muito bravo e ninguém quer” disse a moradora que preferiu não se identificar.
Segundo a professora, um município como Barretos deveria ter um canil, ou pelo menos ajudar entidades como a ABA, que se mantém sem ajuda do poder público.
Ela ainda sugere que os vereadores se preocupem em criar uma lei que regulamente a posse responsável de animais. “Em países desenvolvidos é assim. Acho que até os vendedores de animais deveriam ser melhor fiscalizados” completou.
Região
No dia 8 de maio, 48 animais foram encontrados mortos no Morro do São Bento, zona norte de Ribeirão Preto. A causa da morte dos felinos foi causada por chumbinho.
Fonte: JB