Dezenas de cachorros abandonados e domésticos foram mortos em Livramento de Nossa Senhora na quinta-feira (26), vítimas de envenenamento. Os animais mortos foram encontrados em vários bairros da cidade, como Tomba, Taquari, Primeiro Gole e Centro, causando indignação e revolta na população.
De acordo o Mandacaru da Serra, o crime, que foi denunciado pelo líder comunitário, Hugolino Lima, à delegacia de polícia local, ainda não foi desvendado.
Em média, a cada ano são mortos brutalmente cerca de 38 cães por minuto no mundo, totalizando 20 milhões. No Brasil, a lei estabelece pena de três meses a um ano, com pagamento de multa para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Pena que é aumentada de um sexto a um terço, caso ocorra morte dos animais, como no caso de Livramento.
A população da cidade, que não possui canil público nem centro de zoonose para monitoramento de animais soltos, espera que as autoridades municipais e a polícia solucionem.
Fonte: Brumado Notícias