O céu do Reino Unido ganhou tons de laranja e vermelho neste final de semana, e o fenômeno deve permanecer ainda nesta segunda-feira (19/08). A explicação são os incêndios florestais que estão ocorrendo do outro lado do Atlântico, na América do Norte.
As partículas de fumaça foram carregadas pela corrente de jato (corrente de ar de alta altitude que se dá quando o ar mais quente do sul encontra o ar mais frio do norte) e chegaram à terra do Rei Charles III.
Gareth Burleigh-Harvey, meteorologista da BBC, afirmou que o fenômeno faz com que o céu pareça mais alaranjado e pode levar a pores e nasceres do sol mais vívidos. Vale destacar que, como a fumaça está “alta”, não há risco para a saúde das pessoas. A previsão é que tudo volte ao normal hoje (20/08).
Superlua
Na noite desta segunda-feira (19) outro fenômeno colorido promete mudar o céu tanto na Europa como em outras partes do mundo: uma superlua azul – quando a Lua parece mais brilhante e maior do que o normal porque a órbita do satélite o a aproxima da Terra.
Fonte: Um Só Planeta