EnglishEspañolPortuguês

TRAGÉDIA

Cervos morrem com doença viral após serem infectados por seres humanos

8 de agosto de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Mais da metade dos cervos de cauda branca que vivem no estado de Michigan (EUA) morrem de uma doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, o mesmo que causa a Covid-19 em seres humanos. Pesquisadores acreditam que a transmissão tem origem humana, pois não há relatos da patologia antes da pandemia em animais da região.

O Serviço de Inspeção de Saúde Vegetal e Animal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (APHIS) alerta que esses animais não representam nenhum perigo para os seres humanos, pois não são fontes de transmissão, mas, infelizmente, são vulneráveis ao vírus espalhados pelos seres humanos e podem ser extintos.

A APHIS está preocupada que outras espécies também sejam contaminadas por seres humanas e sofram ondas de mortes em massa. A pandemia que causou a morte de mais de 4 milhões de pessoas agora está afetando espécies silvestres. “Infecções humanas generalizadas com SARS-CoV-2 combinadas com interações homem-vida selvagem criam o potencial de transbordamento entre pessoas e animais”.

O órgão teme que pessoas desinformadas comecem a matar animais temendo a doença. Autoridades ambientais ainda não sabem como deter a transmissão do vírus para espécies silvestres ou como proteger esses animais que estão cada vez mais expostos aos seres humanos em razão dos seus habitats estarem destruídos e invadidos.

    Você viu?

    Ir para o topo