EnglishEspañolPortuguês

INTERFERÊNCIA

Cervo é fotografado com arame enrolado nos chifres expondo a atividade humana em seu habitat

Ele confundiu o arame verde com as folhas de plantas que usam para atrair as fêmeas durante a temporada de acasalamento

15 de outubro de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Paul Wilson

Um fotógrafo de vida selvagem capturou uma imagem de um cervo com arame verde de cerca enrolado em seus chifres. Paul Wilson tirou a foto na Inglaterra enquanto acompanhava a atual temporada de acasalamento.

Wilson tira férias todos os anos para fotografar os cervos, muitas vezes esperando horas para conseguir a foto perfeita. “Nesta época do ano, eles tentam fazer seus chifres parecerem maiores do que são. Eles se enrolam em samambaias para atrair as fêmeas”, explicou.

Jochen Langbein, do Grupo de Gestão de Cervos de Quantock, disse que a foto de Wilson mostra algo que se vê ocasionalmente em cervos machos durante a temporada de acasalamento, quando eles costumam ter folhagens ou samambaias em seus chifres.

Apesar de não ser ideal que o cervo esteja com arame, pois não é uma material natural e representa a interferência humana no habitat, ele não foi afetado drasticamente, visto que não bloqueia sua visão nem está muito próximo de sua boca.

Langbein acrescentou que se alguém tentar remover o arame pode machucar o cervo. Além disso, os chifres eventualmente cairão antes de crescerem novamente no próximo ano, em um processo natural chamado de “descornação”.

Nota da Redação: apesar de o cervo não apresentar sinais de sofrimento devido ao arame preso em seus chifres, a presença desse material evidencia a proximidade da atividade humana ao habitat da espécie e é preocupante. Mesmo que, neste caso, o animal esteja saudável, a interação com objetos artificiais como arames de cerca pode representar riscos à fauna local e aponta para a necessidade de medidas de proteção que evitem que os resíduos humanos invadam áreas naturais, garantindo a segurança e o bem-estar das espécies que ali vivem.

    Você viu?

    Ir para o topo