Imagens de um cervo correndo na área urbana de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, viralizaram nesta semana. Mas apesar da beleza do animal, o registro traz um alerta importante.
Segundo o biólogo Christian Raboch, da Fujama (Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente), trata-se de um cervo da espécie Axis axis.
“Essa espécie ocorre naturalmente na Índia e foi introduzida em Santa Catarina nas fazendas de caça, para pessoas pagarem para matar esse animal”, fala o especialista.
Ele acredita que, por ser uma espécie grande e forte, é provável que o animal tenha pulado alguma cerca e se reproduzido na floresta. Veja o vídeo:
Como se trata de uma espécie fora de seu habitat, esse tipo de cervo pode trazer impactos à fauna local. “É uma espécie que vai competir com as nossas espécies de cervos nativas e causar um desequilíbrio ecológico muito grande”, destaca.
Esta é a terceira vez que um cervo da espécie asiática é visto em Santa Catarina. Neste ano, em janeiro, um deles foi flagrado em Içara e, um mês depois, outro animal foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental em São Joaquim.
No caso do animal que apareceu em Jaraguá do Sul, a Fujama foi até a área para tentar encontrá-lo, mas ele não foi localizado.
Fonte: ND+