O cervo-porco (Hyelaphus porcinus) é uma espécie de cervo encontrada no sul e sudeste da Ásia e está na lista vermelha da IUCN de espécies ameaçadas de extinção. O nome curioso vem da forma que o animal se locomove. Enquanto a maioria dos cervos saltam, o cervo-porco corre com a cabeça baixa, de forma similar a porcos selvagens.
A espécie sofre com a destruição de seu habitat e um fato recente mostra o impacto da expansão urbana para a população de cervos-porcos. Um homem que passava próximo à Chhatikara-Vrindavan, uma das estradas mais movimentadas da Índia, e viu um pequeno bebê cervo desorientado e correndo sério risco de atropelamento.

Ele ligou imediatamente para o Departamento Florestal e solicitou o resgate. Guardas florestais colocaram o filhote em segurança e procuraram a mãe dele na região, mas sem sucesso. Ele foi encaminhado para um abrigo da Wildlife SOS, que possui uma equipe especializada e experimente no cuidado de animais silvestres.
O filhote é um macho e tem apenas 22 dias de idade. Sozinho e sem a mãe, ele não teria a menor chance de sobrevivência se não fosse resgatado. “O cervo está sob grande estresse e estamos prestando cuidados intensivos a ele. Nossa unidade de cuidados com os animais está cuidando do bebê e mantendo um olhar atento sobre suas atividades”, disse a Wildlife SOS.

O CEO e cofundador da organização, Kartick Satyanarayan, afirma que o ideal é que o bebê seja reabilitado completamente e devolvido à natureza. “O veado mal tem poucos dias de vida e é incapaz de comer e sobreviver por conta própria. Planejamos reintroduzi-lo na natureza assim que ele amadurecer para uma idade mais adaptável. Estamos felizes em ver pessoas expressando tanta compaixão por este bebê indefeso”, conclui.