Ativistas dos direitos animais protestam na rodovia Raposo Tavares, na altura do km 56, em São Roque (SP), na manhã deste sábado (19). Cerca de mil ativistas participam do ato, que pede o fim do uso de animais como cobaias. O grupo, que pretendia ir até o Instituto Royal, foi impedido pela Polícia Militar de acessar as proximidades do local. Decisão judicial expedida nessa sexta, 18, determinou o afastamento dos manifestantes do instituto.
O prédio foi invadido nessa quinta-feira (18) por dezenas de ativistas. Eles retiraram do prédio 178 cães da raça Beagle, usados como cobaia para testes de medicamentos. O grupo acusa o instituto de causar maus-tratos contra os animais. O uso das cobaias no local é regularizado e segue protocolos do Ministério de Ciência e Tecnologia, segundo informou o instituto.
Por volta das 11 horas, os manifestantes bloquearam os dois sentidos da rodovia. Uma comissão negocia com a Polícia Militar o acesso do grupo até um portão do Instituto Royal. Dez viaturas e um contingente do pelotão da Topa de Choque bloqueiam o acesso. Cerca de 50 black blocs também participam do ato.
Fonte: O Estado de S. Paulo