Muitas pessoas adotam animais sem buscar informações sobre a raça e como ele deve ser cuidado. Quando os cuidados e custos são percebidos, esses animais são abandonados. Então, como consequência disso, o Centro de Zoonoses recebe constantemente ligações de tutores de animais domésticos com reclamações de doenças e pedindo o seu recolhimento.
“Não realizamos o recolhimento em domicílio, aconselhamos que o tutor trate de seu animal. O ideal seria que, antes de adquirir um animal doméstico, o tutor buscasse informações de que tamanho ele pode ficar, custos e cuidados veterinários. Assim, ele será adquirido conscientemente e o perigo de ser abandonado é menor”, explica a médica veterinária e Gerente do Centro de Zoonoses, Oriana Bezerra.
O Centro de Zoonoses de Teresina, responsável pelo controle de doenças transmitidas por animais, recebe cerca de 15 animais abandonados por dia. Esses animais recolhidos pelas carrocinhas ficam 48h no centro a espera do tutor e são examinados e vacinados, quando resgatados. Quando não, o animal é morto.
É comum que tutores soltem seus animais para que eles possam passear e voltar para casa, mas nem sempre eles voltam. Quando isso acontece o animal pode adquirir várias doenças como a raiva e a leishmaniose. “O animal com raiva perde a noção de ambiente e fica vagando por aí. Mas se ele volta pra casa, pode trazer junto com ele doenças e carrapatos”, completa Oriana Bezerra, opinando que “o importante e melhor não é criar um espaço maior para abrigá-los, mas trabalhar a população para não abandonar esses animais”.
Fonte: Capital Teresina