O Bioparque “Vesty Pakos” da cidade de La Paz, localizado a 12km ao sul de La Paz, numa altitude de cerca de 3.200m, com recinto de clima temperado ocupando 22 hectares é um dos principais zoológicos da Bolívia e confirmou a morte de 89 animais apenas neste ano, devido à má administração do lugar.
“Hoje temos o número exato, para não especular: 89 animais mortos neste local, dos quais 65 eram répteis”, disse o diretor jurídico da prefeitura de La Paz, José Antonio Gonzales, em entrevista coletiva. Porém, nos últimos dias, circularam versões sobre a morte de pelo menos uma centena de animais.
A prefeitura de La Paz, que administra o bioparque, ordenou na última sexta-feira, o seu fechamento por 15 dias e pediu a instituições ambientalistas e associações profissionais para avaliar o ocorrido.
Cerca de 520 animais vivem no “Vesty Pakos”, que diz ter a meta de receber ou resgatar animais de espécies ameaçadas para depois devolvê-los ao seu habitat. O diretor jurídico explicou que aa primeira recomendação é uma reforma total do bioparque e a avaliação do pessoal que se encarrega de cuidar das espécies.
Apenas o fato de se tratar de um zoológico já é possível saber que o local nunca será adequado aos animais, mantidos presos e privados de realmente estarem em seus habitats. Qualquer reforma feita nunca poderá ser comparada ao espaço livre que os animais merecem. O certo é o fim desses locais de exploração animal.