EnglishEspañolPortuguês

EXPORTAÇÃO

Cerca de 80 ovelhas morrem em voo que saiu da Austrália rumo à Indonésia 

Elas seriam exploradas para a reprodução; a causa das mortes ainda é desconhecida.

19 de agosto de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Cerca de 80 ovelhas morreram enquanto eram transportadas em avião que ia de Sydney, na Austrália, para Jacarta, na Indonésia. O Conselho de Exportadores de Gado da Austrália informou que as mortes das ovelhas que seriam exploradas para reprodução ocorreram na noite de sábado (17/08).

O Departamento de Agricultura, como órgão regulador das exportações de animais vivos da Austrália, está investigando o caso, mas o Conselho declarou que as ovelhas estavam saudáveis quando embarcaram.

“É prematuro comentar sobre o incidente ou especular sobre as possíveis causas neste momento”, disse um porta-voz do departamento.

O conselho, a LiveAir (exportadora) e a operadora de frete aéreo trabalharão com o órgão regulador à medida que a investigação avança.

A RSPCA (Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra os Animais) faz campanha contra a exportação de animais vivos por via marítima há muito tempo e afirma que a indústria é “irremediável”. “Esperamos que a exportadora e o governo, como órgão regulador, sejam abertos e transparentes com a comunidade australiana sobre o que aconteceu, o que deu errado e quais medidas serão tomadas para evitar que isso aconteça com mais ovelhas australianas no futuro”, disse um porta-voz da RSPCA.

As exportações de ovelhas vivas em navios serão proibidas na Austrália a partir de maio de 2028, após a aprovação de uma legislação no Senado em julho, mas as exportações aéreas continuarão.

Nota da Redação: A exportação de animais vivos, como ovelhas e bois, é uma prática que levanta sérias preocupações sob a perspectiva dos direitos animais. O transporte prolongado em condições estressantes, seja por mar ou ar, frequentemente resulta em sofrimento extremo e até na morte dos animais. Além do estresse causado pela longa jornada, muitos animais enfrentam condições insalubres, superlotação e falta de cuidados adequados, o que agrava ainda mais seu sofrimento.

Essa prática é desnecessária e cruel. A indústria de exportação de animais vivos deve ser repensada com urgência, priorizando o bem-estar animal e respeitando o direito animais a uma vida livre de sofrimento desnecessário.

    Você viu?

    Ir para o topo