Dezenas de baleias-piloto de nadadeiras longas morreram após um grupo de 77 baleias encalhar em uma praia de Orkney, no que pode ser o maior encalhe em massa em décadas. O incidente ocorreu na praia de Tresness, na ilha de Sanday.
Dos 77 animais, 12 ainda estavam vivos quando os socorristas do British Divers Marine Life Rescue (BDMLR) chegaram ao local. No entanto, as chances de sobrevivência desses animais são mínimas. Especialistas não sabem ao certo o que provocou o encalhe, mas suspeitam que uma baleia pode ter se metido em problemas e as outras a seguiram. Entre o grupo, havia machos de até sete metros de comprimento, além de fêmeas, filhotes e juvenis.
A equipe do BDMLR, junto com membros da SPCA escocesa e veterinários marinhos, foi rapidamente mobilizada para a ilha. Em um comunicado, o BDMLR explicou: “Nossa equipe regional foi imediatamente mobilizada com equipamentos de resposta para ir até a ilha, enquanto aguardávamos mais informações sobre a situação dos poucos médicos que já estavam em Sanday e a caminho do local. Ao chegar, os médicos encontraram cerca de 77 animais no alto da praia, evidentemente encalhados há várias horas. Infelizmente, apenas 12 deles ainda estavam vivos neste momento.”
Os socorristas enfrentaram dificuldades para endireitar as baleias e tentar fazê-las flutuar novamente devido à areia fofa na quinta-feira. Este pode ser o maior evento de encalhe na Escócia desde 1995, quando o Scottish Marine Animal Stranding Scheme (Smass) foi fundado.
No ano passado, um grupo de 55 baleias-piloto morreu após encalharem na Ilha de Lewis. Apenas uma foi reflutuada com sucesso. Em 2011, cerca de 60 animais tiveram problemas em águas rasas em Sutherland, resultando na morte de aproximadamente 25.
Emma Neave-Webb, da BDMLR, disse à BBC Scotland News: “Há baleias em todos os lugares. Há uma longa fila delas, algumas ainda estão vivas. Sei por experiência própria o quão difíceis são esses incidentes e acho que precisamos ser realistas.” Ela descreveu a cena como “bastante horrível” e “extremamente emocionante”. O público foi orientado a se manter afastado enquanto as avaliações e os esforços de resgate estavam em andamento.
O maior encalhe registrado no Reino Unido ocorreu em 1927, quando 126 das mais de 130 falsas orcas morreram no Dornoch Firth, nas Terras Altas.