EnglishEspañolPortuguês

VULNERABILIDADE

Cerca de 40 filhotes de tartarugas são resgatados após chuva arrastá-los de área protegida em Belém (PA)

20 de outubro de 2023
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

O Museu Emílio Goeldi informou que cerca de 40 filhotes de tartarugas foram resgatados nesta quinta-feira (19) após um temporal em Belém arrastá-los de uma área protegida localizada dentro do parque.

As tartaruguinhas recém-nascidas foram encontradas dentro e fora do Museu, na avenida Alcindo Cacela. Um vídeo mostra os filhotes, que teriam sido capturados em uma pequena vala na rua – confira mais abaixo.

“Transeuntes encontraram alguns filhotes de quelônios na Alcindo Cacela, sendo que duas pessoas entregaram três filhotes na portaria do Goeldi”, informou o museu.

Segundo a instituição, o temporal da noite de terça-feira (17) provocou o transbordamento da água do ambiente das tartarugas, o que fez com que os filhotes de quelônios fossem arrastados.

Os 40 filhotes foram resgatados com saúde e medidas foram tomadas para evitar transbordamento e evasão de filhotes, informou o Museu Emílio Goeldi.

Venda de filhotes

Testemunhas que estavam no entorno do Parque informaram que viram filhotes sendo vendidos após eles serem arrastados pela chuva. O Museu não confirmou se as pessoas que devolveram os animais são as mesmas flagradas em imagens que viralizaram em redes sociais.

A instituição informou que a venda de filhotes de tartarugas, que é crime ambiental, será denunciado aos órgãos ambientais.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informou que uma equipe de fiscalização ambiental foi ao local para apurar o ocorrido e tomar as providências necessárias.

Não foi informado se algum dos suspeitos de venderem o filhote foi identificado e se os animais foram resgatados. Até a tarde desta quinta-feira (19), o caso não foi repassado à Polícia Civil.

Tempo de desova: eclosão de 500 filhotes

O Museu Paraense Emílio Goeldi, que é federal, disse que tomou conhecimento da ocorrência da infração através do contato da Semas.

De acordo com o órgão, outubro é o mês da temporada de desova nos tanques de quelônios do Parque da instituição e, até o momento, já foi registrado a eclosão de 500 filhotes.

“A hipótese do setor Fauna do Parque Zoobotânico é que tenha ocorrido uma nova eclosão de ovos durante a noite, sendo possível que os filhotes de tartarugas tenham sido arrastados pelo forte temporal da noite de terça-feira (17) até as canaletas da avenida Alcindo Cacela, que dão vazão ao excesso de água no solo do Parque”.

O MPEG disse ainda que quando animais da fauna livre do Zoobotânico escapam excepcionalmente de dentro da área protegida, geralmente os transeuntes no entorno avisam a instituição, que procura recolher os mesmos antes que se machuquem.

“Mas, dessa vez, os filhotes caíram nas mãos de quem desconhece os cuidados com a vida silvestre”, diz o Museu Goeldi em nota.
A instituição alerta que traficar animais é um crime e deve ser denunciado aos órgãos ambientais.

O Museu Goeldi pede às pessoas que estão com os filhotes de tartaruga que devolvam para o Parque Zoobotânico da instituição.

Fonte: G1 

    Você viu?

    Ir para o topo