Cerca de 40 animais estão disponíveis para adoção no Controle de Zoonoses de Araçatuba (SP). Os animais são recolhidos após denúncias de abandono e maus-tratos, e entregues aos novos tutores depois de receberem tratamento veterinário. O serviço é gratuito. Mesmo não sendo obrigação do Centro manter animais saudáveis, eles permanecem abrigados ali pela inexistência de espaço adequado no município.
Ao todo, existem 45 vagas para cães e 60 para gatos. A chegada deles até o recinto se dá após denúncias da população. “Os animais passam por exames clínicos e de leishmaniose. Sadios, ficam a disposição de quem quiser adotar”, explica a chefe de serviço administrativo do CCZ, Edna Vargas da Silva. Quem perder um bicho tem cinco dias para procurar o CCZ, onde ele pode estar. Depois disso, os animais vão para adoção.
Ela informa também que chegam cerca de 10 novos animais por semana, mas a realidade pode mudar rapidamente. “Esses dias, por exemplo, chegou uma ninhada com nove cãezinhos de uma só vez.” Os veterinários Saulo Avanço e Rafael Cipriano explicam que os animais são entregues vacinados e vermifugados. Nos dias frios, como os últimos, lonas são baixadas para proteger os cães e gatos do vento. Além da alimentação, nesses dias, eles recebem roupas e cobertores.
Fonte: Folha da Região