Por Raquel Soldera (da Redação)
Cerca de 35 mil tartarugas marinhas foram capturadas por redes de pesca no Mediterrâneo espanhol durante o ano de 2009, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira, 6, pelo site EFE Verde.
Para proteger as tartarugas marinhas nas águas da comunidade valenciana, pelo segundo ano consecutivo será realizado o programa de Voluntariado do Meio Ambiente, promovido pela Associação Chelonia e Caja Mediterráno, e com colaboração do Ministério do Meio Ambiente.
De acordo com um estudo desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Associação Chelonia, a tartaruga marinha se encontra ameaçada em nível mundial, principalmente pela perda de praias onde botam ovos, pelo turismo, pela poluição, pelo consumo de sua carne e por causa da pesca “acidental”.
Como parte da campanha, dez voluntários a bordo de três navios identificarão espécies de tartarugas marinhas que correm o risco de serem capturadas nas redes de pesca.
O trabalho vai durar até outubro, embora ainda existam algumas formalidades que impedem a definição da data exata do início da campanha.
As frotas pesqueiras na região do Mediterrâneo são muito numerosas, formadas por navios de cerca de 24 metros de comprimento, com redes de 60 a 70 metros. Estes navios mantêm as suas redes na água por seis ou sete horas para realizar capturas, duas vezes por dia.
O objetivo da campanha, além de proteger as tartarugas, é também de sensibilizar e conscientizar a população e melhorar o conhecimento das tartarugas na Espanha, com a distribuição de folhetos explicativos e o desenvolvimento de um curso de voluntariado pela internet.