Dezenas de pinguins mortos têm aparecido no litoral catarinense no último mês. Neste domingo, cerca de 15 animais foram encontrados na Praia do Moçambique, em Florianópolis (SC). Mas o professor de Oceanografia da Univali Márcio da Silva Tamanaha explica que a situação não é incomum.
As aves vem do sul da Patagônia em direção ao litoral brasileiro em busca de alimentos. No trajeto, muitos pinguins sofrem de cansaço e precisam descansar na orla, antes de voltar ao mar. Outros acabam morrendo, pela contaminação por óleo das embarcações, por adquirirem doenças, ou pela fadiga extrema.
“Se a população de pinguins que fazem o trajeto é de 100 mil, 10 encontrados mortos em uma praia não significa muito, em termos biológicos”, ressalta o professor.
Por enquanto, não foi registrada nenhuma situação atípica no Estado. O oceanógrafo alerta, no entanto, que quem encontrar os pinguins ainda vivos não deve se aproximar dos bichos. Caso eles estejam na areia, é melhor deixá-los descansando e seguir o próprio ritmo. Se eles estiverem machucados, a recomendação é para que se procurem órgãos especializados.
A assistência pode vir da base mais próxima da Polícia Militar, de pesquisadores das universidades e até dos bombeiros. Quanto ao recolhimento dos animais mortos, a responsabilidade é das prefeituras.
Fonte: Diário Catarinense