EnglishEspañolPortuguês

PRESERVAÇÃO

Cerca de 12 milhões de filhotes de tartarugas são soltos no Rio Guaporé, em Rondônia

13 de dezembro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Sedam/Reprodução

Mais de 12 milhões de filhotes de tartarugas foram soltos no Rio Guaporé em São Francisco do Guaporé (RO), no domingo (11). A soltura monitorada é considerada fundamental para a manutenção da espécie.

Voluntários do projeto Quelônios da Amazônia e da Associação Comunitária Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale) acompanharam a soltura na intenção de proteger e assegurar que os filhotes saíssem do “berçário” e chegassem às águas do rio.

Segundo a Ecovale, as tartarugas encontradas no Guaporé são a maior espécie de quelônio de água doce da América do Sul, podendo chegar a um metro de comprimento e pesar até 75 quilos.

Da areia ao rio

Os adultos aproveitam a faixa de areia nas margens do Rio Guaporé e cavam seus ninhos para a desova. Este ano ela aconteceu em outubro. Atualmente há pelo menos seis áreas de desova em cerca de 120 mil ninhos protegidas pelo projeto.

Depois da eclosão a equipe recolhe os filhotes dos ninhos e os leva para os “tanques-rede”, onde ficam até perderem o odor característico, que atrai os predadores. Após esse período é realizada a soltura em áreas mais seguras.

A intenção do manejo, segundo os voluntários, é aumentar a taxa de sobrevivência dos quelônios, que nos primeiros dias de vida, são frágeis e não conseguem se proteger de outros animais e do próprio ser humano.

Proteger

A fiscalização na região é importante, desde a desova até a soltura, para evitar crimes ambientais e a prática de ações predatórias na fronteira Brasil-Bolívia.

Além dos voluntários dos projetos ambientais, a ação é feita em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo