EnglishEspañolPortuguês

Cerca de 12 mil animais estão abandonados em Uberaba (MG)

1 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Em vários pontos da cidade, é possível ver diversos cães abandonados, seguindo pelas ruas, sem rumo
Em vários pontos da cidade, é possível ver diversos cães abandonados, seguindo pelas ruas, sem rumo

É cada vez maior o número de cães soltos, doentes e famintos vivendo nas ruas de Uberaba. Segundo dados da Sociedade Protetora de Animais de Uberaba (Supra), cerca de 12 mil animais estão abandonados, tornando o controle de natalidade um problema de saúde pública.
O Departamento de Controle de Zoonoses de Uberaba recolhe cães e gatos que estão doentes e realiza doações. A Sociedade Protetora de Animais de Uberaba (Supra) também promove o trabalho de acolhimento e doações. O curso de Medicina Veterinária implantou, na Universidade de Uberaba (Uniube), um projeto para cuidar dos cães abandonados no campus, mas os órgãos não conseguem atender à demanda com tantos animais abandonados, devido ao alto custo.
Fiscalização – O Centro de Zoonoses alerta que está sendo feita a fiscalização em pets shops para verificar o cumprimento da lei que determina a chipagem de cães e gatos em Uberaba e explica que o órgão controla as doenças, como leishmaniose, mas não abriga animais. Os animais abandonados nas ruas são recolhidos e levados ao Hospital Veterinário (HV). Caso haja constatação de doença, o animal é tratado.
Projeto
Plenário. A vereadora Denise Max (PR), que atua nesta causa, garantiu que apresentará um Projeto de Lei, através do qual os proprietários que abandonarem os animais poderão ser multados, além do processo criminal. A parlamentar alerta para o risco que esse número representa, pois, de acordo com ela, uma única cadela pode gerar 67 mil animais, entre filhotes e descendentes, no período de apenas seis anos.
Fonte: Jornal de Uberaba

Você viu?

Ir para o topo