A abertura de dois ninhos e a soltura de 100 tartarugas marinhas encantou moradores e turistas na Praia de Guanabara, em Anchieta, no Espírito Santo, na tarde de terça-feira (5).
A ação foi coordenada pela equipe do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMAR), ONG que monitora a espécie em Anchieta. De acordo com a bióloga Maria Ferreira, as 100 tartarugas soltas são da espécie Caretta caretta, popularmente conhecida como cabeçuda.
A previsão é que ocorram novas solturas neste verão. “O ideal é que as tartarugas nasçam à noite, mas quando ocorre incidência de luz artificial nós fazemos a soltura à tarde”, disse.
A Prefeitura de Anchieta irá informar no site e página do Facebook os horários das próximas aberturas de ninhos. Caso as pessoas queiram, também poderão entrar em contato direto com o IPCMAR pelo telefone (28) 3536-3547.
As tartarugas marinhas representam a perpetuação da vida ao longo de mais de 100 milhões de anos e delas depende a existência de uma infinidade de peixes.
A Praia da Guanabara apresenta grande incidência de desova de tartarugas da espécie Caretta caretta, e é hoje um ponto turístico de grande importância.
Ela fica localizada entre Parati e Castelhanos, a 6 Km da Sede do município. Possui 2,5 km de extensão e seu acesso pode ser pela Rodovia do Sol ou por estrada de terra no sentido Parati-Anchieta.
Fonte: G1