A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou nesta semana as atividades do Núcleo de Educação e Saúde, com objetivo de levar orientações sobre as zoonoses (doenças transmitidas entre animais e o homem), guarda responsável e esterilização de animais aos estudantes de escolas públicas e privadas de Maceió.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde, Zildene Lemos, as visitas serão realizadas de forma constante e deverão atingir escolas de todas as áreas da capital. A primeira escola visitada é a Alfredo Gaspar de Mendonça, no conjunto Eustáquio Gomes, onde a equipe realizará as atividades até a próxima segunda-feira (21).
Durante as visitas, as equipes do CCZ avaliam a possibilidade de as escolas desenvolverem projetos para trabalhar o tema, a exemplo de uma feira de conhecimentos que será desenvolvida por alunos da escola Alfredo Gaspar, no segundo semestre.
“Nosso objetivo é transmitir conhecimentos sobre as doenças, as ações educativas realizadas pelo CCZ e transformar os alunos em multiplicadores de conhecimentos. Sabemos que as crianças e jovens assimilam mais rápido as orientações e são capazes de sensibilizar os pais e outros adultos”, disse Zildene Lemos.
A coordenadora afirma ainda que os trabalhos educativos nas escolas são importantes, também, para que a população conheça o trabalho realizado pelo órgão e passe a vê-lo como parceiro no atendimento aos anseios das comunidades.
Fonte:aquiacontece.com.br