Um centro de resgate de vida selvagem no estado de Nova York, nos Estados Unidos, cuidou de oito filhotes de urso-negro durante o inverno e a primavera, após um número incomum deles ter sido encontrado sem suas mães e extremamente desnutridos.
O Friends of the Feathered & Furry (FFF) Wildlife Center, localizado em Hunter, Nova York, é o único centro de resgate de vida selvagem certificado pelo estado que ainda aceita ursos-negros. No entanto, o cofundador David Loverde disse à FOX Weather que alguém precisa fazer esse trabalho.
“Eles não teriam sobrevivido”, disse Loverde, após acolher recentemente o mais novo filhote órfão da temporada.
Loverde fundou o FFF Wildlife Center em 2011 com sua falecida esposa, Barbara “Missy” Runyan, com o objetivo de reabilitar animais feridos e órfãos. A organização sem fins lucrativos tem estado extremamente ocupada no último ano cuidando de ursos-negros órfãos, filhotes de raposa, filhotes de lince e todo tipo de ave.
Segundo o Departamento de Conservação Ambiental do estado de Nova York, funcionários da estação de esqui Hunter Mountain Resort encontraram o mais recente filhote ao longo da trilha Madison Square no dia 15 de março. Policiais ambientais foram acionados e contataram o Friends of the Feathered & Furry Wildlife Center para ajudar com o filhote.
O filhote estava tão fraco que mal conseguia andar e pesava apenas cerca de 7 kg — tão leve que Loverde o carregou nos braços para fora da floresta. Ele acredita que o filhote sobreviveu sozinho a um inverno muito rigoroso, depois de perder a mãe e encontrar pouquíssima nutrição até a chegada de temperaturas mais amenas.
“Se esse urso estivesse com a mãe, pesaria de 18 a 23 kg”, disse Loverde.
O urso estava tão debilitado que não conseguia comer alimentos sólidos. Loverde e os voluntários o alimentaram com papinha e fórmula infantil até que ele conseguisse comer alimentos sólidos.
Agora, o pequeno urso já está com cerca de 9,5 kg. Ele está aproveitando para explorar seu cercado ao ar livre até que possa ser apresentado aos outros ursos resgatados pelo FFF neste inverno e, eventualmente, ser devolvido à natureza.
Loverde disse que, em temporadas anteriores, normalmente apenas três filhotes eram encontrados e acolhidos pelo FFF Wildlife Center.
Sem o FFF, esses jovens ursos provavelmente não teriam sobrevivido ao inverno rigoroso.
“É um milagre que eles tenham sobrevivido”, disse Loverde. “Os ursos perdem cerca de um terço do seu peso durante o inverno.”
Loverde não quis especular sobre o que pode ter acontecido com as mães dos filhotes órfãos, mas afirmou que existem muitos riscos ambientais e humanos para a vida selvagem.
Esses jovens ursos serão eventualmente devolvidos à natureza assim que estiverem prontos.
Como o único centro de reabilitação de ursos do estado de Nova York, o FFF Wildlife Center depende de doações e do trabalho de voluntários para continuar atuando. Se você quiser ajudar o centro a continuar seu trabalho, a organização sem fins lucrativos aceita doações em seu site.
Traduzido de AOL.