Um centro de reabilitação de animais, em Mato Grosso do Sul, cuida das aves que seriam vendidas por traficantes. Os bichos passam por um processo de readaptação antes de voltarem para a natureza.
Noventa e cinco por cento das aves atendidas pelo centro de reabilitação de animais silvestres em Mato Grosso do Sul são papagaios. Os traficantes capturam os filhotes no Estado e vendem no Sudeste do país.
Na unidade, em Campo Grande, os animais recebem cuidados de especialistas, alimentação balanceada e uma espécie de treinamento para voltar à natureza. “Nós providenciamos alimentação adequada e não procuramos amansar os filhotes. Assim que saem da primeira alimentação, entram no recinto de adaptação. Após esse recinto, vão para o treinamento de voo e a soltura”, explicou o veterinário Álvaro Cavalcanti.
Na última etapa de readaptação, os papagaios ficam em um viveiro bem grande. Quando chegam, já estão com todas as penas e podem começar a treinar os voos.
Em 2009, cerca de 2 mil papagaios foram reabilitados pelo centro. Daqui a um mês, mais de 300 aves ganharão a liberdade novamente. Os pássaros são soltos em fazendas do sul do Estado. São propriedades que, de acordo com os técnicos, têm as condições mínimas para a sobrevivência dos bichos.
A maioria das aves foi encontrada em fiscalizações feitas pela Polícia Rodoviária nas estradas de Mato Grosso do Sul.
Fonte: G1