Centenas de pelicanos marrons estão lutando para sobreviver na Califórnia, Estados Unidos. Nas últimas semanas, chegaram inúmeros relatos de pelicanos desnutridos e encalhados, o que os defensores da vida selvagem estão chamando de crise.
Somente no sul da Califórnia, salva-vidas descobriram duas dúzias de pelicanos doentes em um píer, enquanto o Wetlands and Wildlife Care Center em Huntington Beach tratou mais de cem outros, todos sofrendo de anemia, desidratação e desnutrição severa.
Debbie McGuire, a diretora executiva do centro, enfatizou a urgência da situação. “Eles estão morrendo de fome, e se não os colocarmos sob cuidados, eles vão morrer. É realmente uma crise”, disse.
Infelizmente, esse sentimento é compartilhado pela Bird Rescue, uma ONG que relatou ter recebido mais de 235 pelicanos doentes apenas nas últimas três semanas. Perturbadoramente, muitos desses pássaros apresentam ferimentos significativos por se emaranharem em linhas de pesca e anzóis, agravando ainda mais sua condição já crítica.
O Departamento de Peixes e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW) confirmou a tendência preocupante, observando um aumento nos relatos de pelicanos desnutridos encalhados ao longo da costa.
Tragicamente, apesar da abundância de vida marinha no Pacífico, esses pássaros estão definhando, seus corpos enfraquecidos pela fome. “A maioria dos pássaros está chegando fria, emaciada e anêmica – essencialmente morrendo de fome”, declarou Rebecca Duerr, diretora de pesquisa e ciência veterinária da Bird Rescue.
A causa exata dessa crise permanece desconhecida, embora o CDFW suspeite de problemas relacionados à fome. Necropsias estão em andamento para esclarecer a aflição misteriosa que afeta esses pássaros.
Apesar da perspectiva sombria, há um vislumbre de esperança enquanto os centros de reabilitação de vida selvagem trabalham incansavelmente para salvar o maior número possível de pelicanos. “A boa notícia é que a grande maioria está se recuperando se conseguirmos mantê-los vivos nas primeiras horas críticas de hipotermia”, disse a Dra. Elizabeth Wood, diretora médica do Wetlands and Wildlife Care Center, ao One Green Planet.
Esta não é a primeira vez que a Califórnia testemunha um evento tão angustiante. Em 2022, uma crise semelhante levou quase 800 pelicanos a serem admitidos em instalações de cuidados com a vida selvagem, destacando a vulnerabilidade desses pássaros às ameaças ambientais.