Cientistas na Austrália compartilharam imagens incríveis de filhotes de tubarões-martelo se reunindo na costa de Queensland.
Tubarões-martelo-recortados (Sphyrna lewini) “foram vistos pela primeira vez no ano passado, mas apenas por algumas semanas”, diz Olaf Meynecke, cientista da Universidade Griffith, na Austrália.
Eles reapareceram em março de 2024, mas “em números maiores e com diferentes classes de idade”. De Burleigh Heads, os tubarões se moveram 20 quilômetros ao sul para um pequeno recife próximo à costa até o mês de junho.
“A área nunca documentou tantos filhotes de tubarões-martelo-recortados por vários meses”, diz Meynecke, que teve a sorte de ver os tubarões criticamente ameaçados crescerem durante esse período.
Os seres humanos representam uma grande ameaça para esses animais ameaçados de extinção. “Claro, a maior ameaça é a pesca. A Austrália ainda permite que várias toneladas por ano sejam capturadas. Depois, há a pesca ilegal e as capturas acidentais”, diz Meynecke.
Mas ele lembra turistas e moradores de dar bastante espaço aos tubarões. “As pessoas têm mostrado grande interesse na Gold Coast, às vezes resultando na perseguição dos tubarões”, pontuou Meynecke.