EnglishEspañolPortuguês

COSTUME

Centenas de filhotes de pinguins pulam de um penhasco de gelo de 15 metros na Antártida

Uma equipe de filmagem avistou 700 filhotes de pinguim-imperador se reunindo à beira de um penhasco e registrou o momento

14 de abril de 2024
Malu Pinheiro
3 min. de leitura
A-
A+
Foto; Reprodução | National Geographic

Uma equipe de filmagem da National Geographic estava visitando a Baía de Atka na Plataforma de Gelo Ekstrom, quando avistaram aproximadamente 700 filhotes de pinguim-imperador se reunindo à beira de um penhasco.

Para espanto deles, os filhotes começaram a saltar do cume, antes de se chocarem nas águas geladas do oceano abaixo. Os filhotes de pinguins pularam de um penhasco de gelo de 15 metros. E, felizmente, os filhotes saíram ilesos da façanha.

“Este espetacular momento de tirar o fôlego já foi testemunhado por cientistas antes, mas esta é a primeira vez que o comportamento raro foi filmado para a televisão”, explicou a National Geographic em um artigo publicado nesta quinta-feira (11.04). Assista ao vídeo no Youtube:

A Antártida é lar de 66 colônias conhecidas de pinguins-imperadores, que geralmente se reproduzem e criam seus filhotes no inverno. Todo janeiro, quando os filhotes têm cerca de cinco meses de idade, eles passam por um processo conhecido como fledging. Durante este processo, os filhotes perdem suas penas de bebê e deixam sua colônia pela primeira vez, viajando para o oceano para dar seu primeiro mergulho. Surpreendentemente, essa lição de natação ocorre sem a supervisão de nenhum pinguim adulto.

“É quando eles estão essencialmente aprendendo a nadar”, disse Sara Labrousse, pesquisadora do Instituto Oceanográfico de Woods Hole ao Daily Mail. “Isso não é algo que seus pais ensinam a eles. Quando eles entram pela primeira vez na água, são muito desajeitados e inseguros. Eles não são nadadores rápidos e graciosos como seus pais”, completou.

Normalmente, os filhotes entram na água de uma altura relativamente segura de cerca de um a dois pés. No entanto, imagens de satélite recentemente confirmaram que algumas colônias estão se reproduzindo e criando seus filhotes em altitudes elevadas em plataformas de gelo.

Isso significa que os filhotes estão sendo obrigados a saltar para o oceano de alturas muito maiores, como nas imagens registradas pela National Geographic. “A equipe trabalhou por dois meses em temperaturas de menos 5 graus e voou com drones até o limite de sua capacidade”, explicou a equipe de filmagem, liderada pelo premiado cinematógrafo do BAFTA, Bertie Gregory,

“Permanecendo até o ponto em que o gelo próximo se quebrou e se deslocou para o Oceano Austral, a equipe filmou até que uma tempestade se aproximasse, encerrando toda a filmagem pelo resto do verão antártico”, completou. Embora os cientistas já tenham testemunhado o momento espetacular antes, filmá-lo se mostrou bastante complicado.

A equipe usou um drone de câmera recém-lançado, equipado com uma lente teleobjetiva, que lhes permitiu capturar o comportamento do ar – importante, sem perturbar os pinguins. A filmagem fará parte da edição do próximo ano da franquia “Secrets Of”, vencedora do Emmy Awards, chamada “Secrets Of The Penguins”, que será lançada na Disney + em abril de 2025.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo