EnglishEspañolPortuguês

AUSTRÁLIA

Centenas de cães e gatos estão desaparecidos após enchente histórica

4 de março de 2022
Bruna Araújo | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Facebook

Australianos estão vasculhando escombros à procura de seus animais domésticos que não conseguiram fugir da forte correnteza trazida por uma enchente histórica no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália. Há centenas de animais desaparecidos. Muitos tutores estão visitando abrigos e hospitais de campanha na esperança de reencontrar seus companheirs de quatro patas.

Foram criados grupos em redes sociais e diversos voluntários e ativistas de outros estados australianos estão indo até o local ajudar nas buscas. Muito tutores relatam que viram, importantes, seus animais queridos serem arrastados pelas águas. Abrigos já salvaram cães, gatos, porquinhos-da-índia, pássaros, cavalos, vacas, galinhas e patos.

Foto: Reprodução | Facebook

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram animais encalhados sendo resgatados enquanto o nível da água aumenta. Queensland e o norte de Nova Gales do Sul foram atingidos por fortes chuvas nas últimas duas semanas, que causaram estragos em inúmeras cidades e causaram inundações, forçando milhares a fugir de suas casas de forma emergencial.

Muitos animais, para fugir das águas, se esconderam em locais de difícil acesso e será necessário a ajuda de equipes especializadas. Vacas, cavalos e outros animais que eram explorados para atividades humanas buscaram abrigo em varandas e quintais de residências que não foram afetadas pela enchente. Um cãozinho e um gato já reencontraram seus tutores.

Ainda há muito trabalho a ser feito e muito animais, domésticos e silvestres sendo resgatados.

Entenda

Centenas de moradores de Lismore, em Nova Gales do Sul, Austrália, estão se esforçando para salvar seus animais em meio a uma grande enchente, considerada histórica pelas autoridades do estado. Muitas pessoas subiram em cima de telhados ou usaram barcos para deixar suas casas em segurança na companhia dos seus cães e gatos. Mais de oito pessoas perderam suas vidas.

Cerca de 15 mil pessoas, a maioria na companhia dos seus animais domésticos, foram salvos e estão abrigados em segurança. Equipes de emergência especializadas estão usando equipamentos especiais para resgatar cães, gatos e outros animais que ainda estão em áreas de risco. Uma mulher chamada Lucy subiu no telhado da própria casa para implorar ajuda para ela e seu cão que estavam ilhados. “A água ainda está subindo, meu cachorro ainda está preso dentro da minha casa. É uma emergência”, implorou.

Foto: Daily Mail | Media-Mode.com

Um homem de aproximadamente 50 anos que ainda não teve a identidade divulgada morreu ao lado do seu cãozinho após tentar fugir em meio è enchente que devastou as regiões de Tallebudgera Valley e Currumbin Valley, em Nova Gales do Sul. O carro foi arrastado pela águas e localizado submerso. Dentro do veículo, foram encontrados os corpos do homem e seu cachorrinho.

Imagens captadas por helicópteros mostram pessoas ilhadas em abrigos improvisados na companhia dos seus animais domésticos esperando por ajuda. A previsão do tempo é que novas tempestades aumentem o nível das águas. Voluntários estão realizando patrulhas com jetskis para salvar pessoas que ainda estejam ilhadas.

    Você viu?

    Ir para o topo