EnglishEspañolPortuguês

Censo de ave ameaçada de extinção aponta resultados positivos

2 de junho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

A ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) realizou, de 27 a 29 de maio, a contagem do papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) – espécie ameaçada de extinção – e uma das aves símbolo do Paraná. No total, os técnicos do projeto fizeram quatro contagens (dia 27 de tarde; 28 de manhã e tarde; e 29 de manhã), em todos os dormitórios da ave, de forma simultânea. A ação contou com a ajuda de 22 voluntários.

O resultado final da contagem foi 6.400 indivíduos. Com relação à média dos anos anteriores (5.000 indivíduos), teve-se um aumento de 28%. As maiores concentrações foram nos dormitórios de Pinheiro (Parque Nacional de Superagui), Rasa da Cotinga (Reserva Indígena), Ilha Rasa (Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba) e Ilha do Mel (Estação Ecológica).

Segundo a coordenadora do projeto de conservação do papagaio-de-cara-roxa, Elenise Sipinski, o tempo bom auxiliou a ação. “No passado, a contagem foi ruim – 4.150 – porque o tempo estava frio, com chuva e vento, o que prejudicou a visibilidade. Já esse ano a contagem foi boa por causa do sol e da boa visibilidade. Isso indica um aumento na população devido ao sucesso reprodutivo e a diminuição da grande ameaça que é o roubo de filhotes”, conta.

O Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa recebe o apoio da Fundação Loroparque, do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e da Pan American Development Foundation (PADF).

Divulgação

Fonte: PS

Você viu?

Ir para o topo