Cerca de cem pássaros silvestres foram encontrados dentro de caixas de leite e gaiolas na noite de quinta-feira (19), em Ponta Grossa (PR), na região dos Campos Gerais, no Paraná. De acordo com a Polícia Ambiental, um homem fugiu e o outro foi detido após perseguição pela BR-376. As aves foram apreendidas e encaminhadas a uma clínica veterinária.
A polícia havia recebido a informação de que dois homens de moto teriam feito a captura de aves silvestres. Quando a equipe da Patrulha Rural avistou a moto suspeita, pediu para o condutor parar. O piloto desobedeceu à ordem e seguiu em direção a BR-376, sentido Curitiba, onde fez manobras perigosas e ultrapassagens pelo acostamento, conforme informações da polícia.
Os homens entraram no bairro Santa Bárbara, e próximo ao trilho do trem, o garupa desceu da moto. Ele foi alcançado pela polícia, mas o piloto fugiu. Com o rapaz, foi encontrada uma bolsa onde estavam as aves em caixas de leite e gaiolas. Os animais estavam sem água e alimentação. Ainda foram localizados objetos, como cola de sapateiro e aparelho de som para auxiliar na captura.
O rapaz foi encaminhado ao Batalhão da Polícia Ambiental, assinou um termo circunstanciado e foi liberado, mas deve responder pelo crime ambiental que possui pena de até dois anos de prisão. Segundo a polícia, ele já havia cometido o mesmo crime anteriormente. Os pássaros foram levados a uma clínica veterinária para avaliação e posteriormente, serão devolvidos à natureza.
Fonte: G1