EnglishEspañolPortuguês

CCZ oferece castração de animais em Dourados (MS)

10 de março de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados, no MS, está desenvolvendo no Jardim Canaã I o programa de castração de animais. Os agentes do CCZ fazem visita domiciliar e o cadastramento de famílias que tenham animais para castração. Só na semana passada foram feitas dez castrações.

Os animais são levados ao CCZ, passam pelo procedimento e ficam sob observação de oito a dez horas e são devolvidos ao tutor no dia seguinte. A coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, disse que o objetivo da campanha de castração é controlar a procriação indiscriminada de cães e gatos.

“Estamos preocupados com o fato de que muitos são abandonados pelos tutores e circulam pela cidade”, explicou Rosana da Silva.

Fernando César Moreira Bastos, veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, enfatiza que 90% das prefeituras não realizam esse tipo de controle da população animal. “No ano passado, castramos cerca de 600 animais, estivemos presentes em bairros como a Vila Mariana e Canaã IV. Em 2010, iniciamos no Canaã I e temos feito em média dez castrações por semana”, contou.

Parceria

A coordenadora destacou também o projeto desenvolvido pelo CCZ, com o apoio das faculdades Unigran e Anhanguera, para permitir que moradores de baixa renda levem seus animais para atendimento veterinário de forma gratuita.

As pessoas interessadas devem levar os animais ao CCZ, onde passarão por uma triagem e serão encaminhados aos hospitais veterinários das instituições de ensino. As despesas serão somente com exames e tratamentos, quando necessários.

Todo o procedimento é realizado por estudantes de veterinária vistoriados por um profissional. “É a oportunidade que os alunos têm de contribuir com a sociedade e ainda colocar em prática o que aprendem na faculdade”, firmou Rosana da Silva. O CCZ fica localizado na rua G 20, sem número, no Jardim Guaicurus. Mais informações podem ser obtidas telefone (67) 3411-7753.

Fonte: Agora MS

Você viu?

Ir para o topo