Com um intenso trabalho de rotina, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina (PE) vem realizando a retirada de animais de grande porte – a exemplo de cavalos, jumentos e burros – da área urbana da cidade. A ação acontece durante o dia e também à noite. O CCZ recolhe uma média de 60 animais por mês das ruas de Petrolina, o que corresponde a cerca de 500, pois alguns são resgatados mais de uma vez.
Através de um caminhão, os animais são conduzidos até o curral do CCZ. Para conseguir de volta o animal, é necessário pagar uma taxa correspondente a cada um que foi levado pelo CCZ. Os valores individuais vão de R$ 200 a R$ 600. Isso é referente a reincidências, ou seja, quando o mesmo animal é apreendido mais de uma vez.
Para ao diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Gama, o trabalho realizado visa a garantir a segurança e, acima de tudo, educar os responsáveis pelos animais. “A apreensão dos bichos é embasada em decretos municipais, e os responsáveis por eles têm conhecimento disso. A área urbana não é destinada para a criação destes animais, muito menos que eles circulem livremente pelas vias da cidade, levando insegurança para todos. Fazemos as retiradas no dia a dia, e até em operações noturnas, encontramos muitos animais de grande porte e, em muitos casos, apreendemos o mesmo animal inúmeras vezes”, destacou Marcelo.
Este não é um problema unicamente desta cidade. Diversas cidades de Pernambuco e de outros Estados do país estão resgatando animais, negligenciados pelos tutores.
Para denunciar a população de Petrolina pode entrar em contato com o CCZ, através do número (87) 3867 4774.
Com informações de: Carlos Brito