O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) disponibiliza cerca de 30 animais, entre cães e gatos, para adoção na capital. O processo é gratuito e é necessário apenas levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Antes da adoção, o futuro tutor ainda passa uma semana com o animal, para certificação da escolha.
Segundo a diretora do CCZ, Simone Fernandes, os animais são saudáveis, castrados e vacinados contra a raiva. Ela explicou ainda que a maioria dos animais disponibilizados para adoção foi entregue por antigos tutores, seja por motivo de viagem ou de falta de condições para criá-los. “Nós avaliamos o perfil do futuro do tutor, se mora em casa ou apartamento, se tem criança, entre outros fatores, para ‘casar’ com o perfil do bicho de estimação”, disse.
Foram adotados no último sábado (15), durante a 3ª edição da Feira de Adoção de Pets (cães e gatos), 20 animais, sendo 11 cachorros e nove gatos. O encontro foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Somente no primeiro quadrimestre de 2010, foram adotados 191 animais, segundo dados do CCZ, o correspondente a 56% do total realizado em 2009.
A sede da Central de Controle de Zoonozes fica localizada na Av. Brasil s/n, Compensa I, próximo à feira coberta. (IP)
Fonte: Portal Amazônia