A coordenadora do Núcleo do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, promotora Dalva Tenório, solicitou ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Maceió, em AL, um planejamento de trabalho que trata do Projeto Saúde Animal e Processo Saúde na Escola, que deve ser desenvolvido pelo CCZ junto às escolas. O trabalho vai ser iniciado no CEAGB – maior complexo educacional do Estado -, no bairro do Farol, em Maceió, e deve ser entregue ao MPE até dia 30 de agosto.
O Projeto deve conter local, mês e horário, população alvo e a distribuição dos meses que deverão ocorrer até o mês de dezembro. O objetivo, segundo a promotora de Justiça, é sensibilizar a população para castração de cães e gatos, que ainda inclui atendimento clínico para animal de pequeno porte, com vermifugação e vacinas.
Além disso, deve-se realizar oficinas de sensibilização e preservação do meio ambiente focados para o bem-estar animal. “É importante orientar a população, bem como facilitar a ida dos donos de animais ao CCZ para castração dos pequenos animais”, informou Dalva Tenório.
A promotora sugeriu a existência de uma ação mensal e ainda solicitou a inclusão da 13ª Coordenadoria de Ensino do Programa Saúde Animal nas escolas.
A coordenadora do CCZ, Thaysa de Almeida, disse que já existe um núcleo de formação em atividade, voltado para educação ambiental nas escolas. “Vamos dar continuidade a essas atividades no segundo semestre e mandar para o MPE o cronograma de trabalho contendo horário e local de trabalhos a serem realizados”, explicou.
Thaysa de Almeida disse ainda que o CCZ tem condições de realizar atividades ambulatoriais pelo menos uma vez por mês nas escolas públicas.
“Juntamente com essas ações, serão realizados programas de adoção, tendo em vista o grande número de animais no CCZ. O canil de quarentena está sendo providenciado. Inclusive, há um projeto de construção no setor de engenharia do Município, comprometendo-se em enviar informações sobre o projeto e sua viabilidade”, concluiu.
Fonte: Gazeta Web