Foi exposto durante a última segunda – feira, 30, o novo veículo do Canil Municipal de Piracicaba (SP)que será utilizado para agilizar o atendimento em feiras de adoção com cães e gatos. O objetivo é intensifcar os trabalhos do projeto “Adote um Amigo”, de forma a incentivar o número de adoções de animais recolhidos pelo órgão vinculado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
A aquisição do novo veículo faz parte da filosofia do Canil em disseminar ações educativas e preventivas para os animais abandonados da cidade (e afastar de vez a imagem de que o canil é o local em que cães e gatos de rua são sacrificados). Junto com a aquisição da van, o CCZ inaugurou o novo site, que busca ampliar a divulgação de informações incentivando a adoção de animais e a guarda responsável.
Com o novo site (www.zoonoses.piracicaba.sp.gov.br), o departamento levará à população informações como Leis Municipais e Estaduais, informações sobre prevenção de doenças e cuidados com cães e gatos, além de um espaço para veterinários e divulgação de doações.
“A pessoa que quer um gato ou cachorro pode acessar e ver as informações através do site. Depois disso, é só entrar em contato com o Canil para adotar o animal desejado”, explica o veterinário responsável pelo Canil, Paulo Roberto Lara D´avila. Todas as medidas buscam intensificar as melhores práticas pelo fim do sofrimento dos animais de rua.
Cresce o número de castrações
O Canil Municipal castrou, em 2009, mais de 1.800 animais. Desde 2005 o numero de cães e gatos cresceu. Segundo o veterinário Paulo Roberto D’Avila, a quantidade de funcionários envolvidos com o procedimento foi fator decisivo para alavancar a quantidade de castrações no canil. “Sabemos da necessidade da castração. Aqui todos os animais doados saem castrados, além disso, realizamos a cirurgia nos animais da população. Fico feliz, pois cada animal que castramos são 43 mil crias indesejadas (direta e indiretamente) a menos”.
O Canil encerrou o agendamento de novas cirurgias desde 11 de agosto. As pessoas que solicitaram o serviço até esta data foram atendidas e seus animais castrados. A partir de 1° de fevereiro de 2010, a solicitação deverá ser feita através do 156 e o animal terá direito garantido à cirurgia, que será agendada para o decorrer do ano. A ação é considerada a mais eficaz no controle da população de animais de rua.
Fonte: Gazeta de Piracicaba