Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve terça-feira (10) na ocupação Novo Amanhecer, no bairro 17 de Março, para orientar os moradores sobre os cuidados que devem ter com os cavalos e cachorros que tutelam para evitar a proliferação de pulgas e carrapatos na comunidade.
A coordenadora do CCZ, Roseane Nunes, explicou que não foi possível fazer borrifação para o combate destes insetos porque as barracas são cobertas de plásticos e panos e não há pavimentação no local. De acordo com Roseane Nunes, se fosse feita a borrifação no plástico não surtiria efeito porque o produto escorreria para a areia e seria perdido. No caso do tecido ocorre o contrário: o produto fica ali impregnado por muito tempo e colocaria em risco a saúde das pessoas. A ocupação do Novo Amanhecer tem 311 barracos.
“Como tem muitos animais ali, orientamos a comunidade sobre a importância da higienização dos animais, porque o carrapato é evitável. Tem que cuidar dos cavalos e cachorros para evitar a propagação de pulgas e carrapatos”, reforçou Roseane Nunes. “Estamos estudando outra forma de solucionar os problemas naquela região”, completou.
A ocupação Novo Amanhecer existe há cinco meses. As famílias ocuparam uma praça no conjunto Costa Nova.
Fonte: Plenário