O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) abrirá agenda para a castração de cães e gatos para o mês de julho a partir do dia 23 de junho. A agenda será aberta sempre dez dias antes do fim de cada mês. A castração é feita gratuitamente.
O agendamento pode ser feito pelo telefone: 3218-5144 ou na sede do CCZ localizado na Rodovia TO-80 – km-1 – Plano Diretor Norte . Para realizar o agendamento é necessário nome, endereço do tutor além de dados do animal.
De acordo com a técnica veterinária do CCZ, Fernanda Xavier de Castro, para a castração é necessário que o animal tenha mais de 6 meses, não esteja no cio, esteja em jejum de água e comida desde as 18 horas do dia anterior à castração. É necessário estar no local na data marcada até no máximo às 8h30.
Dúvidas
1 – Por que devo castrar meu animal doméstico?
Para contribuir com o controle da população animal, pois é a melhor opção para o combate das zoonoses (doenças transmitidas dos animais para o homem).
2 – Quais as vantagens da castração?
As fêmeas deixam de apresentar a fase do cio, ficando mais dóceis, caseiras e livres dos riscos de doenças advindas da prenhez.
Os machos ficam menos agressivos e com melhor comportamento.
3 – Como é o procedimento da castração?
Tanto para machos, quanto para fêmeas, a cirurgia é rápida e de baixo risco. O animal não sentirá dor, pois estará sob o efeito de anestesia. Após a operação, o animal receberá ainda prescrição de medicação anti-inflamatória e antibiótica e orientações de veterinários para ajudar na recuperação do animal.
4 – Quanto tempo dura a cirurgia?
Machos: cerca de 20 minutos
Femeas: cerca de 40 minutos
Ambos são liberados no mesmo dia.
Fonte: Diário do Tocantins