Um cavalo e uma égua covardemente explorados e torturados para puxar carroças foram resgatados no bairro Rubem Berta, na zona Norte de Porto Alegre (RS). O salvamento foi realizado por uma equipe da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) que flagrou os maus-tratos. A exploração de animais em carroças é proibida na cidade desde 2016.
Os dois animais estão com sinais de evidentes maus-tratos. Ele foram levados para um abrigo da EPTC e foram submetidos à avaliação veterinária. Os dois possuem ferimentos na lombar e evidencias dos abusos que eram forçados a suportar, como percorrer longas distâncias e suportar peso intenso. A égua está com uma das patas lesionada.
Agora, os animais passarão por um período de reabilitação no centro de acolhimento de animais de grande porte da EPTC. Atualmente, o local abriga cerca de 20 cavalos resgatados de situação de maus-tratos. Pelo menos 17 animais estão disponíveis para adoção responsável. Desde 2008, o local atendeu aproximadamente três mil cavalos e éguas explorados em carroças.
Para adotar um dos animais abrigados pela EPTC basta preencher, assinar e enviar um formulário de adoção para o e-mail: [email protected]. Os candidatos são analisados e se atenderem aos critérios de guarda responsável podem dar uma nova chance a um cavalinho vítima de maus-tratos.
É importante destacar que a adoção dos animais tem como objetivo proporcionar uma nova vida para os animais. Isso significa que eles precisam de um local seguro para viver, amor e muitos cuidados. Um alento para uma vida de escravização. Uma nova oportunidade de ser feliz. Em hipótese alguma esses animais devem ser novamente explorados em quaisquer atividades, inclusive montarias.